História

História





A Ecosaúde foi fundada em Outubro de 1995 tendo como único accionista a Fernave e localização na Calçada da Glória,12 e subsequentemente em Santos. Actualmente a direcção da empresa está localizada na Rua do Pólo Sul nº 2A, Parque das Nações em Lisboa.

Na sua origem, mantinha a sua atividade quase  exclusivamente no sector dos transportes em que merece particular destaque a elevada experiência detida na área da Medicina de Acidentes , emergência e apoio técnico a sinistros ferroviárias.

Convictos de que a melhoria da saúde dos trabalhadores implica entre outros factores, a melhoria das condições em que o trabalho é exercido, em 1996 a Ecosaúde alarga a sua atividade à área da segurança e higiene no trabalho. No final do mesmo ano dá inicio à atividade de formação em condições de trabalho. Ambas as áreas tinham como objectivos aliar a alteração de comportamentos com a melhoria das condições dos locais de trabalho para que a prevenção de acidentes de trabalho e a instauração de uma cultura de segurança se tornasse uma realidade.

De forma continuada a empresa conquistou novos clientes fora do sector dos transportes e do sector empresarial do estado, estendendo a sua atividade a todos os sectores económicos.
Em 2008 inicia um processo de reestruturação conducente à garantia da sua sustentabilidade e modernização. Este processo centrou-se em quatro vectores essenciais: adequação e racionalização dos recursos humanos, modernização das infraestruturas e eficiência dos métodos e processos de trabalho e a melhoria da comunicação com o mercado em geral e com os clientes, em particular. Numa demonstração da alteração estrutural da empresa, a Ecosaúde mudou a sua imagem de marca, nascendo um novo logótipo que traduz a renovação em curso e o novo posicionamento no mercado.

Em 2011 foi oficialmente reconhecida a sua competência para a prestação de serviços externos de medicina do trabalho e de segurança e higiene no trabalho, pelas entidades reguladoras respectivas – Direcção Geral de Saúde (DGS) e Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
É também neste ano que a empresa integra uma nova área de negócio – a Prevenção e Controlo de Dependências, em resultado da extinção da Pactogest.

Possuindo uma vasta experiência na área, a Ecosaúde possui meios técnicos e humanos, com presença efectiva em Lisboa, Porto, Barreiro, Entroncamento e Faro.