Medicina no Trabalho

Medicina do Trabalho


 
A Medicina do Trabalho constitui uma área de intervenção prioritária que valoriza o local de trabalho como espaço de eleiçãopara a prevenção primária dos riscos profissionais, a protecção da saúde e o acesso aos serviços de saúde, por parte dos trabalhadores. A Ecosaúde tem um conjunto de profissionais, bastante diferenciado e com muita experiência em várias áreas, fruto também de muitos anos de trabalho, que tem tido como principal objectivo os pressupostos anteriores.
 
A Medicina do Trabalho desempenha hoje um papel crucial nas empresas, subscrito pela generalidade da comunidade científica e pelos organismos internacionais de referência, como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) a nível Internacional. Estes conceitos englobam  a totalidade das intervenções médicas, técnicas e outras que visam a proteção e a promoção da saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho.
 
Promover as Condições de Trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade, protegendo os trabalhadores, promovendo o seu bem-estar físico, mental e social, prevenindo a doença e os acidentes, é  um velho objectivo defendido pela OMS e subscrito pela Ecosaúde.
 
Nos vários locais de trabalho os trabalhadores são os principais protagonistas, sendo a sua própria saúde e bem-estar extremamente importantes para a qualidade das suas prestações e para o desempenho das suas atividades. 
 
Os profissionais estão expostos a factores múltiplos que vão dos agentes físicos aos psicossociais, que devem ser prevenidos por medidas da Medicina do Trabalho e Segurança no Trabalho, muitas vezes conjuntamente, com intervenção adequada nos grupos profissionais envolvidos. É neste contexto, que a Ecosaúde, considera fundamental o conhecimento do local de trabalho e as várias tarefas  e por isso desempenham papel crucial, as visitas aos vários locais de trabalho.
 
Nas visitas de medicina do trabalho temos várias preocupações, por um lado avaliar as condições gerais de trabalho, higiene e funções desempenhadas, e por outro, os riscos associados. As visitas médicas são uma oportunidade para o esclarecimento de questões que os trabalhadores pretendam colocar.
 
Os trabalhadores são informados sobre boas práticas de saúde, nomeadamente relativos a riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, alcoolismo, drogas de abuso, importância de uma boa higiene do sono, entre outras.
 
Em todos os locais, são habitualmente entregues artigos sobre estes temas, isto para além dos artigos publicados na Newsletter da Ecosaúde.
 
Realizamos: 
 
Identificação e avaliação dos riscos a que os trabalhadores estão expostos
Monitorização da saúde dos trabalhadores
Emissão de fichas clínicas e de aptidão individual
Exames médicos:
               Admissão 
               Periódicos
               Ocasionais
               Juntas médicas
  
Mediante a análise de risco de perfil profissional, os exames médicos podem incluir:
 
Exame clínico 
Rastreio oftalmológico 
Electrocardiograma
Electroencefalograma
Análises ao sangue
Análise à urina
Espirometria
Audiograma (s)
Biometrias
Exame radiológico