Prevenção e Controle de Dependências

Prevenção e Controlo de Dependências


Na Ecosaúde propomos políticas tendentes à promoção de um ambiente de trabalho onde predominam as boas práticas de saúde, nomeadamente alertando para os riscos de comportamentos aditivos como sejam as PDA (Drogas de Abuso) e o álcool.

Temos hoje consciência do aumento dos riscos psicossociais, que criam condições para aquele tipo de comportamento, que acabam por se repercutir, não só no individuo, mas na sociedade e no local de trabalho.

 

O nosso Compromisso:

Propor políticas e melhores práticas de saúde para diminuir o risco de acidentes, diminuir o absentismo e melhorar a produtividade, fazendo a profilaxia do abuso de álcool e drogas na sua Empresa.

Apoiar os trabalhadores afectados por consumos excessivos, fazendo o seu encaminhamento para unidades de saúde especializadas.
 

A intervenção da Ecosaúde nesta área é realizada em três vectores:

A PREVENÇÃO

Colaborar na definição de políticas tendentes à promoção de um ambiente de trabalho livre de consumo de álcool e drogas; 
 
Apoiar a implementação de práticas e regulamentos para a prevenção e controlo de dependências.
 

O CONTROLO

Realizar testes de controlo de alcoolemia e toxicologia, nos locais de trabalho.

 

O ACOMPANHAMENTO

Apoiar a assistência aos trabalhadores afectados por consumos excessivos, aconselhando o seu encaminhamento para unidades de saúde especializadas, em articulação com os serviços de Medicina do Trabalho.  

Esta área assume especial relevância em sectores de risco com impacto na segurança dos trabalhadores e de terceiros.

 

Temos uma equipa credenciada e com largos anos de experiência.